Gostou do que Viu e Leu? Então torne-se nosso seguidor

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Videogame agora é especialidade!

Calma lá!!Infelizmente é só para os Escoteiros, mais quem sabe chega em breve pra nós Desbravadores, vamos torcer!!


children-video-game-21
Por Átila Santos
 

Em época de muita tecnologia e enxurrada informação em diversos meios de comunicação, principalmente a internet, hoje em dia é difícil e complicado prender a atenção das crianças com relação a alguns temas e tipos de conversas. Mas a BSA – Boys Scouts of America (Escoteiros da América), entidade que faz a gestão do escotismo nos Estados Unidos deu um passo a frente em relação a pioneirismo e tecnologia criando a especialidade de Videogame, é isso mesmo que você leu, Videogame.
Com o objetivo de auxiliar a compreensão do sistema de classificação etária dos jogos e aumentar a variedade de títulos educacionais para os jovens, a entidade criou esta nova insígnia.
video_games_pin_post
Especialidade de Videogame da BSA
Para conquistar o primeiro nível da especialidade de games , ou Belt Loop, que seria destinado principalmente às crianças dos ramos Tiger Cubs, Cub Scouts, e Webelos Scouts – o equivalente aos ramos Castor e Lobinho (escoteiros com idade de 4 a 6 anos e de 7 a 10 anos , respectivamente) no Brasil, é preciso cumprir 3 tarefas: explicar a importância do sistema de classificação etária para jogos, montar com os pais uma tabela de horários para as próprias tarefas e verificar quais de seus games são ideais para sua idade. Enquanto que para conquistar o segundo nível (e ganhar o distintivo ou “badge”) é preciso conquistar o “Belt Loop” e cumprir mais 5 dos requisitos determinados, entre eles comprar um jogo próprio de sua idade, comparar dois consoles, organizar um campeonato em família e ensinar um adulto (ou amigo) a jogar.

Não vai ficando todo feliz ainda não, porque, por enquanto a insígnia de videogames só existe nos EUA, algo que acho, em pouco tempo estará chegando aos escoteiros e desbravadores do Brasil.

Estamos em uma época em que o tradicional e o tecnológico estão em incrível distanciamento, mas o que a BSA quer mostrar para os líderes e a sociedade é que, o o tradicional não quer dizer que é velho e consequentemente bom e nem mesmo o novo é ruim, mas sim fazer que essas novas técnicas e tecnologias sejam bem utilizadas em conjunto para um crescimento saudável do juvenil.

Vejo a DSA, último nível da organização da igreja Adventista na América do Sul que coordena os clubes de desbravadores e diversos líderes em constante luta em relação as especialidades que são respondidas em sites da internet, ou até mesmo, itens que são pesquisados na Wikipédia ou a revelia. Mas até que ponto isso é ruim?

Na minha época, à 15 anos atrás, não existia internet, então ficávamos horas e horas nas bibliotecas pesquisando as especialidades, mas hoje a biblioteca está no quarto do garoto, então devemos sim, ao invés de puxar as rédeas da pesquisa, abrir mais o leque de possibilidades para que as especialidades possam se tornar uma fonte mais ampla de pesquisa, do que somente as perguntas que elas contém!

Trocando em miúdos, não restrinja o seu escoteiro/desbravador somente as questões da especialidade, mas aumente, dê novos desafios de pesquisas, que eles tragam algo novo para compartilhar. Só assim eles sentiram maior interesse em conquistar novas especialidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário