Gostou do que Viu e Leu? Então torne-se nosso seguidor

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA PARA ADOLESCENTES (continuação)

Segunda-feira, 23/11/2009




› TRUNFO UNIVERSAL


Comentário por Pr. Felipe Masotti








Certa vez li em alguns artigos que o arsenal atômico dos EUA e Rússia juntos poderia destruir a Terra quase duas dezenas de vezes. Fiquei espantado e procurei pesquisar mais. Existem armamentos capazes de destruir grandes cidades inteiras. Esse poder de destruição é a principal moeda de troca nas poderosas negociações entre as grandes potências. Sem dúvida o poder de uma bomba atômica é capaz de dar um tom diferenciado a tais negociações.




A utilização da força, entretanto, não é um artifício moderno. A vida de Jesus testemunhou uma longa tentativa Satânica de vencer através da força. Nós podemos testemunhar isso na brutalidade com que o Filho de Deus foi tratado. Mesmo em sua morte apelou-se para uma forte segurança a fim de garantir a permanência dEle na sepultura.




As tumbas na época de nosso Salvador eram pequenas cavernas escavadas na rocha. Em realidade, sua entrada tinha dimensões medianas, provavelmente de 1,2 a 1,5 metros de altura. Dentro havia a possibilidade de uma pessoa ficar em pé. Ao meio havia uma espécie de “cama” de rocha para descansar o corpo da pessoa morta. A entrada era selada por uma pesada rocha que deslizava por um pequeno caminho escavado na rocha.




Sabemos que o Filho de Deus teve seu túmulo fechado com o selo imperial. Esse era constituído por uma corda nova esticada sobre a rocha e presa nas pontas com uma argila especial marcada com o sinete do imperador. Além disso, uma escolta foi enviada ao local para estabelecer a total segurança. A guarda romana era constituída de 4 a 16 homens. Eles eram treinados para proteger, em formação, uma área de 36 metros quadrados contra um batalhão inimigo inteiro.




Ingenuamente os homens julgavam serem capazes de manter Deus em uma sepultura humana. Negligenciavam o fato de que o Criador do Universo voluntariamente se entregara para ser preso e humilhado. Não levaram em conta que Jesus simplesmente fez-Se sacrifício por Nós. Assim, nem todos os preparativos da guarda romana foram capazes de deter nosso Criador na tumba. Um poderoso anjo desceu e sua simples presença foi suficiente para deixar estarrecidos os treinados soldados. O selo romano sequer resistiu a um toque do poderoso anjo que rolou a pedra à entrada do sepulcro. Jesus saiu vitorioso daquele lugar!




Imagine tal cena! Você pode imaginar em um universo rejubilando ante a ressurreição de Deus. A morte não foi capaz de prende-Lo! Saiu vitorioso do confronto com o pecado! Apenas para nos dar a certeza da vitória em seu sangue! Querido, hoje não precisamos mais temer a condenação do pecado! Não há mais necessidade de tremer diante da vacilação de um mundo agonizante. Qualquer que seja o poder que lhe aflige ou ainda a situação que lhe prende, saiba que nenhum deles pode mais do que o poder de nosso Deus. O poder bélico do céu alcançou triunfo na ressurreição de seu General! Confie nEle, tornando-se um de Seus soldados. A vitória lhe está assegurada!


Pense: E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? I Coríntios 15:54-55


Desafio: Qual a situação que ainda impede que você obtenha a certeza da salvação em Cristo Jesus? Pense hoje, em sua meditação, naquilo que mais lhe é difícil de vencer. Ore por isso. Estarei orando por você.











Terça-feira, 24/11/2009




› PORQUE ELE VIVE


Comentário por Pr. Felipe Masotti









Duas empresas norte-americanas são responsáveis por oferecer um curioso serviço à população: a criogenia humana. Elas literalmente congelam o corpo de pessoas que de uma maneira ou outra esperam ressuscitar quando, acredita-se, a ciência estiver madura para isso. O processo submete os cadáveres dos “pacientes” à temperatura de -196 ºC. Todo o líquido é retirado do corpo, inclusive o sangue para evitar a formação de cristais de gelo. Cerca de 100 pessoas já foram congeladas. Especula-se que milionários excêntricos como Walt Disney estejam congelados. Bichos de estimação podem também passar pelo processo. Até agora dez gatos, sete cachorros e um papagaio entraram literalmente nessa “fria”.




Essa, sem dúvida, é uma desesperada caça pela eternidade. Tal busca, entretanto, desconsidera completamente a ação sobrenatural que mantém nossa vida. Vimos no comentário de sábado que não temos, mas “somos” uma alma. Vimos após que o sacrifício e morte de Jesus tiveram um amplo alcance no Universo. Mas eles seriam eficazes para nossa salvação se Jesus não tivesse ressuscitado?




Jesus morreu durante a Páscoa Judaica. Essa festividade ocorria no dia 14 do mês de abibe. Após dois dias ocorria um curioso ritual: a cerimônia do molho movido. Na ocasião um feixe, ou molho, da colheita era levado ao templo de Israel e movido perante a cortina que separava o lugar santo do santíssimo. Isso era feito como reconhecimento, em atitude de gratidão, de que toda a colheita pertencia a Deus. Em outros lugares a palavra primícia, apontando para os primeiros frutos, é utilizada para se referir à ocasião.




Essa cerimônia estava ocorrendo no domingo em que Cristo ressuscitou!

Ao abordar o tema Paulo chama Jesus de “as primícias dos que dormem”. Ele está dizendo que assim como toda a colheita estava representada naquele feixe que era movido no santuário, todos os remidos que ressuscitarão estão representados no nosso Salvador ressurreto. Que verdade maravilhosa! Podemos exultar na vida que nos será concedida, pois nosso Salvador vive! Realmente porque Ele vive podemos crer no amanhã!




Quando tinha quatro anos eu perdi a minha mãe para o câncer. Tenho vagas memórias do rosto dela, de seus atos e palavras. Mas me lembro muito bem de algo. Ela se sentava ao meu lado e recortava pequenas letras de papelão para me ensinar a ler meu nome. Sabe, querido jovem, estou morrendo de saudade! Já são 21 anos sem ela. Mas são também 21 anos de esperança. Esperança de ver meu Jesus voltar e trazê-la para mim.




Esperança de viver eternamente ao lado de meu Salvador e de minha mãe. Esperança de poder olhar nos olhos do meu Deus e dizer: muito obrigado!

Jovem, para aquele que crê na história do calvário e do túmulo vazio não é preciso criogenia ou qualquer invenção poderosa. É preciso apenas a crença ativa nAquele que deixou a tumba vazia. Viva essa verdade! Tenho certeza de que rapidamente perceberá que estará vivendo aqui, o início da eternidade!


Pense: Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. I Coríntios 15:19-23


Desafio: Pense em sua vida com Jesus. Com que intensidade você quer o Céu? Ajoelhe-se nesse dia e coloque sua vida inteiramente nas mãos de Deus. Faça isso com inteireza de propósito e o Deus que conhece os desígnios do coração lhe dará a paz que excede todo o entendimento.







Quarta-feira, 25/11/2009




› ESCOLHAS


Comentário por Pr. Felipe Masotti












Algum tempo atrás estive envolvido em um programa de evangelismo. Estive, junto a alguns amigos, trabalhando a novos conversos durante três meses. Muitas experiências legais aconteceram nesse período. Uma delas, entretanto, me veio à mente agora. Uma das pessoas com quem um querido amigo estudava a Bíblia teve sérias restrições para se decidir por Cristo. Problemas familiares a levavam a essa posição. Foram muitas visitas. Em uma delas falamos sobre a escolha pessoal por Cristo. Ela chorou muito, mas não houve nenhuma abordagem que por fim a levasse a se colocar ao lado de Jesus.




A história bíblica demonstra que mesmo as mais poderosas manifestações divinas não foram capazes de convencer algumas pessoas do amor de Deus. Muitos viram maravilhas, mas isso não os impediu de se rebelarem. Outros testemunharam a vida e ministério de Jesus, mas se mantiveram longe de seus ensinos. Isso ocorreu também com os fariseus e soldados no momento da ressurreição de Jesus. Nem a mais contundente das manifestações, um poderoso anjo descendo para ressuscitar Jesus, foi capaz de dobrar-lhes o coração. Inventaram a mentira de que os discípulos haviam roubado o corpo durante o sono dos guardas. Quanta incoerência! Como homens iletrados, pescadores, poderiam rolar uma pedra de quase 1 tonelada sem guardas treinados perceberem?




A ressurreição de Cristo assegurou vida a todos os que quisessem, porém a escolha daqueles homens fez com que a vida se transformasse em morte, morte espiritual. Existem, nos escritos de João, três palavras para vida. A primeira é “bios”, de onde vem a nossa palavra biologia. João utiliza essa palavra para falar da vida contaminada pelo pecado. A segunda palavra é “psiquê”, origem de nossa palavra psicologia. Seu significado é “vida mortal”, aquela que vivemos nesse mundo. A terceira palavra é “dzoê”. Nossa palavra zoológico vem dessa raiz. O significado de dzoê para João é “vida eterna”. Quando traduzimos para o português, o fazemos passando as três para nossa conhecida palavra “vida”. Mas perceba como João as utiliza nesse verso:




Quem ama a sua vida (psiquê), perdê-la-á, mas quem odeia a sua vida (psiquê) nesse mundo, guardá-la-á para a vida (dzoê) eterna. João 12:25




O apóstolo amado está dizendo: se você ama essa vida daqui (psiquê), aquela que vivemos nesse mundo, até essa você perderá. Mas se, de outro modo, você odeia essa vida daqui (psiquê), você vai guardá-la para a vida (dzoê) eterna, aquela que viveremos no céu. Assim ele nos está dizendo que devemos viver com a esperança da futura vida eterna!




Mas a grande questão é que, embora Deus haja assegurado a vida eterna para todos, somos nós que escolhemos aceita-la ou não. Querido, Deus lhe concedeu o maior dos poderes do universo abaixo dEle: o livre-arbítrio. Esse poder pode inclusive “parar” a Deus. Isso mesmo, parar a Deus! Com ele podemos dizer para Deus não nos influenciar! Com ele podemos negar a atuação do Espírito Santo! Com ele podemos, mesmo vendo o mar se abrir, negar que Deus existe! Com ele podemos ver a tumba vazia, e mentir para acomodar nossa consciência! Com ele eu posso contemplar a criação de Deus e dizer que isso tudo é fruto de uma explosão! Com Ele eu posso ser um jovem que há anos ouço do amor de Deus, mas que não me entrego ativamente a Jesus! Com ele eu posso já ter tantas vezes negado o convite de Jesus que me sinto incapaz de aceita-lo novamente!




Jovem, Deus é poderoso para quebrar nosso livre arbítrio. Ele pode sim ir contra nós. Mas o Deus da Bíblia escolheu dar esse poder para suas criaturas, porque em sua bondade quer que elas O adorem de coração. A tumba vazia lhe assegura a vida eterna, lhe assegura também a vitória sobre o pecado. Por favor, escolha estar ao lado da vida. A vida a que me refiro é a vida Eterna!





Pense: Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a VIDA.... Deuteronômio 30:19


Desafio: Pense hoje em suas escolhas. Quantas ainda se colocam entre você eo seu Deus. Hoje, se quiser, você pode novamente se apegar a Ele e entregar-se para a vida eterna. Pense e ore sobre isso. Estarei orando com vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário