Gostou do que Viu e Leu? Então torne-se nosso seguidor

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Estou perdido, e agora?

 

ai ai, perdido na trilha, vai entrar na mata, vai
Por Átila Santos
Não são poucas as histórias de pessoas perdidas em meio a floresta, nas montanhas ou até mesmo no meio da cidade.
Normalmente quem está bem orientado, seja por um guia bem treinado com o auxilio de bússola e/ou mapas, não é muito comum se perder no mato, mas como nunca sabemos quando isso pode acontecer, você precisa saber como agir para sair são e salvo dessa enrascada.
Existem inúmeras variações desses passos, mas os que acho que seram mais importantes são estes:

1 - Estou perdido,  e agora?

Ok, pare, conte até dez devagar, respire fundo e ore. É normal ficar com medo, mas lembre-se de que um caminho desconhecido não é obrigatoriamente mais perigoso que um caminho conhecido.

2 - Reações que devem ser evitadas. Uma é o pânico, ele normalmente faz você tomar decisões erradas. Andar feito robinson_crusoelouco sem destino, mesmo que por alguns minutos, pode deixá-lo mais perdido e até mesmo ferido. A outra reação é a síndrome de Robinson Crusoé, construir uma cabana, ir à procura de alimentos e estocar lenha para a fogueira antes de cair a noite só vão deixá-lo cansado. Você pode até terminar passando uma noite ou masi na mata, mas economize enerdia. Pessoas cansadas não pensam tão bem quanto as descansadas, e precisam de mais água e comida para continuar.

3 - Agora que você está calmo e controlado, sente-se e pense.
A quanto tempo está perdido? Mentalmente, tente voltar ao último ponto que conhecia. Há quanto tempo ele passou? Em que direção você andou desde lá? Tente se lembrar de algum ponto de referência e veja se deixou marcas e pegadas.

4 - Se estiver em grupo, é melhor não se separar.
Mas vocês podem tentar o seguinte: designe uma pessoa como "âncora" enquanto as outras andam nas redondezas até que possam se ouvir. O âncora deve gritar ou assobiar periodicamente. Marque uma hora para todos retornarem se ninguém conseguir achar o caminho.

5 - Buscar abrigo ou procurar o caminho? Se você não está perdido há muito tempo e o lugar está relativamente seguro, você pode tentar encontrar a trilha. Mas se as circunstâncias sugerem que ir mais longe é arriscado (está anoitecendo, há penhascos por perto, entre outros) então é melhor ficar onde está e esperar o resgate.

6 - Decidiu tentar achar a trilha? Caminhe na direção de onde veio, mantendo como referência o tempo a ser percorrido além da orientação propriamente dita. Por exemplo, se estiver perdido a 10 minutos e uma caminhada de 10 minutos não o levou de volta à trilha, você continua perdido. Nesse caso retorne ao ponto de partida e tente novamente.

7 - A situação está difícil e você não consegue achar a trilha?
É melhor parar e esperar pelo resgate.
Para ajudar a localizá-lo, faça o seguinte:
- Crie um sinal físico. Se for possível abra uma clareira onde está para ficar mais visível. Se encontrar gravetos suficientes, use-os para escrever no chão SOS ou simplesmente X;
- Crie um sinal sonoro. O sinal universal de pedido de socorro é qualquer tipo de som repetido três veze sem intervalos freqüentes. Então grite algo como: "Olá! Olá! Olá!", de 2 em 2 minutos;
- Faça uma fogueira, mesmo que seja dia. A fumaça é um ótimo sinal. Mas prepare-a com cuidado. Você não quer que a floresta inteira pegue fogo enquanto você está lá perdido;

8 - Economize comida e água e não se movimente mais do que precisa.
Espere até que os seus suprimentos estejam quase acabando antes de circular mais um pouco.

9 - Suas prioridades são, nesta ordem: estar seco, estar aquecido, e água.
Você pode ficar vários dias sem beber, e mais ainda sem comer, mas estando molhado e com frio, estará vulnerável a ter uma hipotermia. Se você duvidar de que possa ser encontrado antes de anoitecer, procure algum lugar protegido do vento e da chuva.

Agora que você aprendeu o que fazer quando estiver perdido, tome sempre estes cuidados:

- Evite sair para uma atividade ao ar livre sem avisar alguém de onde está indo e quando pretende voltar. Você não precisa fazer um relatório detalhado de todo o seu itinerário, mas é importante que um amigo ou parente saiba onde começar a procurar se você não aparecer;

- A melhor maneira de evitar se perder é, obviamente, manter-se na trilha. Por isso, resista a tentação de parambular dentro de uma mata selvagem se você não souber exatamente o que está fazendo;

- Não importa se você está indo fazer um piquenique de tarde ou um trekking de uma semana, prepare-se para as condições do tempo. Você não precisa levar um guarda-chuva para caminhar no sertão nordestino (a menos que queira sombra), mas não deixe de levar uma capa de chuva para uma caminhada na Mata Atlântica, por exemplo, mesmo que as previsões de tempo digam que vai fazer sol;

- Fósforos, lanterna (com pilhas novas) e uma bússola são muito úteis em qualquer situação. Coloque-os na sua mochila e carregue-os para onde for.

- Leve sempre água além do que você espera beber e não disperdice.

- E por último, mesmo se conhecer a área da caminhada, faça o reconhecimento do local por onde você irá passar, mesmo que seja de moto, pois o lugar pode se modificar de um ano para o outro, ou busque um bom guia ou morador da região para ajuda-lo na atividade. Um bom guia pode sempre evitar surpresas.

Sempre Alerta para Servir! 

Canivetes. Sempre uma boa é ter um!


Canivete_transparente
Por Átila Santos
Como campistas inveterados que somos, sabemos como é importante possuir uma boa lâmina a mão quando necessário.
O Canivete é um instrumento muito útil, para pequenos trabalhos, e fácil de transportar no bolso. É um dos utensílios multi-uso que melhor e mais evoluiu nos últimos anos e compreende o agrupamento de elementos da cutelaria e outros mais ou menos usuais de fácil portabilidade. Existem diversos tipos de canivetes, mas o de mais utilidade é, sem dúvida, o canivete suíço, com seus diversos utensílios.
- Alguém me perguntou, certa vez, qual era a melhor maneira de uma pessoa ser feliz. E eu respondi-lhe: "faça todos os dias uma boa-acção e tenha um canivete que corte bem. Experimentem, rapazes, e verão se é ou não assim...”
Baden-Powell
Hoje em dia esta peça de corte cumpre funções de suma importância em atividades desportivas e profissionais, pois dado ao seu tamanho compacto, segurança, portabilidade e uma diversidade de mecanismos de abertura rápida da lâmina, é empregado por praticantes de esportes radicais, grupos táticos e de resgate, pois a presteza e segurança no seu uso não tem equiparação a ferramenta alguma.
Atualmente o conceito de lâmina retrátil ganhou uma série de inovações que dizem respeito tanto ao mecanismo de abertura da lâmina, quanto a diversidade de funções.
Existem canivetes automáticos, com abertura manual com uma só mão - balisongs, entre outros sistemas menos difundidos, mas extremamente criativos, ou até mesmo o modelo clássico com abertura assistida por ambas as mãos.
Entre os canivetes tradicionais de uma única lâmina existem algumas modalidades que os diferenciam por suas lâminas que são:
canivete-de-pontaCanivete de Ponta – Normalmente utilizado para perfurar, por possuir uma ponta bem afiada a qual permite fazer furos em algum materiais como coco, couro, madeira entre outros. Possui um fio de corte normal, o qual é usado para outras atividades.
canivete-de-cortarCanivete de corte – Esse canivete é largamente utilizado para descascar alimentos e cortalos de maneira prática por possuir um dorso mais largo o qual é apoiado pelo dedão no manuseio.
canivete-de-caçador
Canivete de caçador – Amplamente utilizado por adeptos da caça e pesca por possuir um fio no dorso, o qual permite um corte rápido e facilitado para a limpeza de peixes e outros animais.
canivete-de-esfolar
Canevete de esfolar – Usada normalmente em curtumes e matadouros, é utilizada para a retirada de couro.
canivete-de-gravar
Canivete de gravar – Utilizado para entalhe em madeira por suas formas de fácil manuseio e perfuração na madeira.
canivete-e-tal
Diferente do que as pessoas pensam, o canivete é uma “miniatura” de uma faca, não sendo assim indicada para trabalhos pesados, por isso existem algumas orientações para quem gosta de manter um canivete sempre afiado e em uso.
  • Não cortar madeiras muito duras.
  • Não martelar o dorso.
  • Não usar como saca-rolhas.
  • Não o ter sujo, escaldá-lo para cozinhar.
  • Não o usar como alavanca.
  • Não aquecer a lâmina, pois destempera o aço.
Sobre segurança:
  • Sendo uma arma, não se deve virar para as pessoas quando se usa, mesmo quando está cortando algo e
  • Nunca o transporta-lo aberto
Canivete.conservarSobre a conservação:
  • Limpá-lo com gasolina, untar os eixos com uma gota de óleo mineral;
  • Para afiar a lâmina, usa-se uma pedra de esmeril. Depois de molhada, coloca-se a lâmina inclinada na direcção do fio e move-se sobre a pedra num movimento rotativo. Repetir a operação para o outro lado;
  • Se a temperatura ambiente for muito rigorosa, para evitar que o fio se desfaça, aquecer a lâmina na palma da mão ou pôr o canivete por alguns minutos no bolso e por último,
  • Não o guardar em lugar húmido.   
Uma dica importante para quem é apaixonado por canivetes (e isso serve pra mim), ou se você quer dar um presente bacana para seu filho(a) ou aquele(a) desbravador/escoteiro(a) que se destacou são os canivetes da conceituada e maior fabricante de canivetes do mundo, que é a Victorinox, responsavel pela produção do famoso Canivete suíço. Realmente os valores são altos para um simples canivete, mas com toda certeza será um presente que ele ou ela jamais esqueceram!
É isso ai…

Como organizar sua mochila

Como organizar sua mochila

1229238424532_129
Por Átila Santos
A mochila é um dos bens mais importantes para quem ama acampar e se divertir em trilhas nas matas e montanhas. Mas um dos grandes problemas que sempre nos deparamos ante de sair é: – Como vou organizar tudo isso (bagagem) dentro disso (mochila)?

Mas antes de falar sobre isso, vamos primeiro ao item básico para essa conversa, a mochila. Como membros de movimentos que vivem em atividades ao ar livre, não podemos pensar que qualquer material que comprarmos por ai vai aguentar muito tempo em atividades extreme que costumamos fazer. Um exemplo clássico aconteceu comigo. 

Comprei um tênis All Star e com uma semana de uso fui a um acampamento onde choveu muito e tivemos grandes caminhadas, na volta do acampamento meus pés estavam deploráveis e meu tenis foi parar na primeira lixeira, pois foi para o espaço.


Então antes de tudo, compre uma boa mochila. Mas como escolher uma?

Uma boa mochila cargueira é um equipamento que dá gosto de adquirir pois costuma durar muito tempo. A minha Nautika Sahara 60 é o meu item de acampamento mais antigo e está beirando os oito anos de uso. Mesmos já passando por uma pequena cirurgia nos bolsos laterais e na faixa barrigueira, ainda está em pleno é ótima forma. 

Então, compre uma mochila decente (leia-se nas entre linhas: gaste um pouco mais, seu pão-duro) porque no caso de uma escolha errada você terá que aturá-la por muito tempo, como num casamento.

Dê preferência por aquelas que tem muitas divisões e recursos técnicos (como acessos frontais, suporte à CamelBak, tampa telescópica, bolsos retráteis), mas que seja especialmente confortável. Sistemas de armação rígida nas costas e barrigueiras muito bem acolchoadas são itens obrigatórios. Dê preferência a uma que tenha muitos ajustes para vocês ficarem mais coladinhos um no outro. Não há nada pior que caminhar com uma mochila sacudindo e te atrapalhando.

As marcas que recomendo são The North Face, Deuter, Osprey, Salewa que são importadas e entre as nacionais a Curtlo. Não gosto das Trilhas e Rumos e nem da Nautika hoje em dia, mas na época que comprei a minha, ela era uma das tops entre as médio peso e acho que foi a melhor relação custo/benefício (mesmo hoje ela tendo saído de linha).

Explore cada mínimo detalhe da sua mochila, olhe como funciona cada zíper, descubra todos os compartimentos, pergunte ao vendedor tudo quem você puder imaginar. Ao chegar em casa, encha-a de coisas volumosas e pesadas (sacos de arroz, cobertores grossos, garrafas pet cheias de água) e peça ajuda para fazer os devidos ajustes em todas as alças. Se você quer ser um bom aventureiro, prepare-se para ser tachado de maluco.

A preparação e fechamento de uma mochila

É sempre um ritual que deve ser feito com critério, metódico e com uma boa dose de organização, por isso faça-o dois dias antes de sair para viajar, e se a viagem tiver mais de dois dias de duração, pode ter certeza que este processo de preparação da mochila levará mais de 3 horas. 

Normalmente eu levo entre 3 e 4 horas para preparar a mochila, contados a partir da hora que chego do mercado, para um acampamento de até 4 dias. Então sempre se mantenha organizado, pois se for montar sua mochila no mesmo dia, com toda certeza, a possibilidade de esquecer algo importante quase triplica.
Infográfico build 02 (deuter).cdr Infográfico de Como organizar sua mochila (se preferir, no fim do post, faça o download dele)

Outra coisa importante é a distribuição do peso, para que sua amiga fique bem acomodada e não te sacrifique no caminho, por isso siga o infográfico e seja feliz. AH! E não se esqueça de usar sacos estanques ou sacos plásticos em tudo que não pode molhar: roupas e saco de dormir, principalmente, porque você nunca sabe quando o tempo pode virar e começar a chover.

Toda mochila deve se comportar como um anão de jardim: 

Deve ficar em pé sozinha. O maior segredo para isso é colocar a barraca dobrada em forma quadrada ou retangular no fundo da mochila. Feito isso e estando descalço, entre na mochila, e pisoteie a barraca no fundo para ela ir assentando. Comece a preencher a mochila pelo seu corpo principal, deixando as bolsas laterais e superiores por último.

Neste momento você percebe como é importante ter todos os itens que serão adicionados à ela muito bem distribuídos em uma mesa ou distribuídos no chão de modo que facilite sua decisão de qual será o próximo item a entrar. E conforme for adicionando as coisas, sacuda a mochila para assentar o conteúdo. 

Não tenha dó: 

Pode bater a valer. Preencha todos os mínimos espaços vazios encaixando tudo bonitinho, e o mais importante: não deixe nenhuma ponta do que quer que seja. Certa vez, tive que retirar a mochila no meio de um trajeto devido a um prato que estava com a quina me incomodando. 

Depois deste episódio que eu passei a usar pratos rasos e colocá-los de pé em forma de escudo na parte que vai às costas, do um conforto garantido. Se ao final sua mochila ficar em pé sozinha, parabéns. Caso contrário, tire tudo de dentro e comece novamente.
InternetLista10
Faça sempre uma lista 

Tenha sempre uma lista mental de quais itens você irá precisar com mais frequência (headlamp, barrinha de cereal, CamelBak, GPS, casaco corta-chuva entre outros). Estes serão os últimos a entrar e ficarão alojados nos bolsos lateriais e tampas superiores. Itens pendurados? Nem pensar! No máximo a bota de caminhada (enquanto você viaja confortavelmente de chinelão ou papete), mas prenda-o com alguns mosquetes, não confie nunca na fita de aperto sozinha.

Se você já tem a sua fiel companheira, este artigo tem como objetivo apimentar a relação de vocês dois. Se você ainda não tem, procure uma agora mesmo! Ela está por aí no mundo, procurando por você também. Vocês viverão momentos felizes juntos e também passarão por alguns perrengues. Mas não vão se desgrudar um segundo.