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sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

ESPECIALIDADES ACAMPAMENTO I,II, III e IV e Arte de Acampar

                                                   

ESPECIALIDADE ACAMPAMENTO I



NOTA - Aqui colocamos apenas uma idéia do que se fazer. A maioria dos itens são práticos e devem ser demonstrados. Apenas damos pequenas dicas e um empurrão para se começar a Especialidade!

1. Ter pelo menos 10 anos , ou estar no mínimo na quinta série.

Estar cumprindo os requisitos do Cartão de Amigo


2. Entender e praticar a boa educação no campo, em relação à preservação da natureza. 
Quando se acampa, não se destrói a natureza. O acampamento é o local na qual nos aproximamos cada vez mais da criação de Deus. Devemos preservar o local, promovendo o máximo possível, meios para não degradar, não jogando lixo na mata, não cortando árvores desnecessariamente, não matando os bichos ou depredando o seu habitat, etc.


3. Saber oito coisas que devem ser feitas quando se está perdido. 
Há uma sigla chamada PASOCOLA, que significa: Parar, Acalmar-se, Sentar, Orar, Comer, Orientar-se, Lembrar e Andar.


4. Estar familiarizado com vários tipos de equipamentos para dormir, adequados a vários climas e épocas do ano. 
O saco de dormir e o colchonete são os mais usados em acampamentos. Em nosso clima tropical, ambos são muito usados, não levando a nenhum problema. Quando se faz um acampamento no inverno e necessita-se de um meio de se agasalhar mais eficaz, o saco de dormir se torna um bom isolante térmico, que proporciona boas acomodações e pouco volume de bagagem.


5. Relacionar objetos pessoais necessários para um acampamento de fim de semana.
São necessários: escova de dentes, pasta de dentes, sabonete, toalha, bíblia, papel higiênico, etc.


6. Planejar e participar de um acampamento de fim de semana.

NOTA - O ideal deste item é participar de um acampamento de unidades. O Campori não seria apropriado para tal item, visto que você deve planejar toda a programação e executá-la. No Campori a programação já está pronta.


7. Saber montar uma barraca. Observar regras de precaução contra incêndios depois que a barraca estiver montada. Monte uma barraca canadense e desmonte. Note que a fogueira pode aquecer, mas não deve ficar muito próxima da barraca.


8. Conhecer e praticar os princípios de higiene de um acampamento, seja em local com estrutura, ou seja um acampamento rústico.
Quando a pessoa vai ao banheiro deve deixá-lo limpo o quanto for possível. Se tem descarga, puxe. Se for no mato, cubra os detritos. Não urine ou defeque pelo caminho. Muitos precisam usar e você também precisará depois. É muito triste ver as condições sanitárias em acampamentos, por pessoas que praticam atos de vandalismo, sujando e inutilizando banheiros. Faça a sua parte!

9. Usar corretamente canivete e machadinha. Conhecer 10 regras de segurança no uso destas ferramentas.
O canivete e a machadinha devem ser tirados de sua bainha somente quando utilizados. O canivete é usado para cortar cordas, sisal e coisas pequenas. Já o machado é utilizado para cortar troncos e coisas maiores.
Mostre sua habilidade em cortar em "V" com a machadinha. E todas as regras de segurança possíveis.


10. Fogueiras:
a. Demonstrar habilidade para escolher o local e preparar uma fogueira.

b. Conhecer as regras de segurança para mexer com fogo.

c. Saber como usar fósforos.

d. Praticar fazendo uma fogueira usando apenas um fósforo e materiais da natureza.

e. Demonstrar como proteger a lenha que será usada em fogueiras, quando estiver chovendo.

As fogueiras são muito perigosas para quem não as trata com segurança. Deve-se escolher um local onde o fogo não se espalhe, retirando todo material combustível de, pelo menos, 3 metros longe da fogueira. Limpar a área de gravetos, grama ou qualquer coisa que possa queimar e espalhar o fogo. Para se proteger a lenha em clima molhado, deve-se cobri-la e deixá-la longe do sereno ou possível chuva.


11. Fazer pão no espeto. Faça a massa do pão, enrole na vareta e deixe o pão assar na fogueira.


12. Descrever o procedimento adequado para levar e manter os utensílios de cozinha limpos.
Os utensílios de cozinha devem ser lavados após a refeição e colocados em reservatórios específicos, como sacolas ou recipientes que mantenham eles fora de risco de sujarem. Se você deixar pra lavar depois o prato, fica mais difícil de lavar, os restos de comida endurecem, além de ser anti-higiênico, pode atrair bichos. Importante: nunca jogue restos de comida na pia do acampamento ou em rios limpos que servirão para se utilizar a água para beber.


13. Descrever a roupa apropriada para dormir e como manter-se aquecido durante a noite.
Devemos nos agasalhar, pois em acampamentos, a mata tende a esfriar a temperatura pela noite. O saco de dormir é muito útil tanto para calor como para frio, pois mantém a temperatura do corpo constante. Roupas largas são boas para dormir. Calça jeans e outras apertadas podem causar desconforto.


14. Retirar uma lição espiritual prática da natureza durante seu acampamento.

Boa criatividade!


15. Explicar e praticar o lema: "tire apenas fotos e deixe apenas pegadas".

" Não tire nada a não ser fotografias;
não mate nada a não ser o tempo
e não deixe nada a não ser pegadas "
Um bom acampante não maltrata a Natureza ... apenas a observa. Isto significa que pesquisar não significa quebrar, destruir ou tirar. Não devemos mexer em nada e por onde passamos não devemos deixar vestígios de que estivemos ali. Observar e coletar devem ser supervisionados e feitos com consciência ( imaginem se cada pessoa que passar por um belo lugar quiser levar uma pequena lembrancinha ?) Devemos passar o tempo admirando
a natureza do Criador Deus, assim poderemos sempre respeitá-lo.














     ACAMPAMENTO II



NOTA - Aqui colocamos apenas uma idéia do que se fazer. A maioria dos itens são práticos e devem ser demonstrados. Apenas damos pequenas dicas e um empurrão para se começar a Especialidade!


1. Ter pelo menos 11 anos, ou estar no mínimo na sexta série. NOTA - Alguns item do Cartão de Companheiro e da Especialidade de Hab. Acampar I são necessários para se fazer alguns dos itens desta Especialidade.


2. Desenvolver uma filosofia pessoal de comportamento em acampamentos: cortesia com outros acampantes e preservação da natureza.

Item prático.


3. Conhecer os seguintes itens que afetam a escolha de um bom local de acampamento.
a. vento

b. água

c. vida silvestre

d. madeira

e. condições do tempo

f. boa vontade



4. Demonstrar habilidade para proteger a natureza e a fonte de água que será usada com medidas de higiene pessoal e limpeza na hora de cozinhar.
De acordo com seus conhecimentos de Hab. de Acampar I, coloque em prática num acampamento estes conhecimentos.


5. Participar num acampamento de um fim de semana.




6. Tomar parte em um culto durante o acampamento e incluir um dos seguintes:

a. Estudo da lição da Escola Sabatina

b. História

c. Testemunho

d. Conduzir o serviço de cânticos


7. Saber como acender com segurança um fogareiro e um lampião.
Item prático.


8. Saber as normas de segurança e demonstrar habilidade para cortar apropriadamente lenha.
Item prático.


9. Usando madeira ou gravetos, construir e conhecer o uso do fogo do conselho ou fogo indígena em um tipo de fogueira para cozinhar. Reveja as normas de segurança para a construção de fogueiras.
Item prático.

10. Explicar duas formas de manter os alimentos frescos.
Item comentado no acampamento

11. Construir duas maneiras diferentes de levantar objetos pesados em um acampamento.
Item prático.

12. Preparar refeições cozinhando, fritando e assando alimentos.
Item prático.


13. Demonstrar como escolher local para barracas. Montar corretamente uma barraca. Que precauções devem ser tomadas ao montar uma barraca molhada? Limpar, secar e guardar uma barraca.
Item prático.


14. Para dormir:
a. Demonstrar formas adequadas de enrolar um saco de dormir ou colchonetes para levar em uma viagem.

b. Explicar como manter um saco de dormir ou colchonete secos num acampamento. c. Descrever como limpar um saco de dormir ou um colchonete.








                                                 

  ACAMPAMENTO III



NOTA - Aqui colocamos apenas uma idéia do que se fazer. A maioria dos itens são práticos e devem ser demonstrados. Apenas damos pequenas dicas e um empurrão para se começar a Especialidade!
1. Ter pelo menos 12 anos, ou estar no mínimo na sétima série.
Alguns itens do Cartão e da Especialidade são necessários como base para os itens desta especialidade.


2. Trabalhar pelo menos três horas num projeto de embelezamento da natureza, tal como fazer ou limpar uma trilha.


3. Revisar seis pontos importantes na seleção de um bom local de acampamento. Revisar as regras de segurança para fazer uma fogueira.


4. Participar de um acampamento de fim de semana.


5. Construir as três seguintes fogueiras e dizer seu uso:
a. Estrela - fogo com poucos gravetos, serve para cozinhar (eventualmente) e se aquecer

b. Caçador - fogo entre troncos, serve para cozinhar

c. Refletor - aproveita o vento como combustível, serve para cozinhar e aquecer


6. Conhecer seis maneiras de acender uma fogueira sem uso de fósforos. Construir uma fogueira usando um dos seguintes:

a. pedra de fogo

b. fricção

c. centelha

d. lente de vidro

e. fósforo de metal

f. ar comprimido


A fogueira pode ser acesa por fósforo, fricção de pedras (pederneira), lente ao sol, pilha e bombril, fricção de gravetos, além de outras. Acenda de modo original.


7. Saber afiar uma faca/canivete e machado.


8. Cozinhar uma refeição usando alimentos frescos ou secos.



9. Descrever os vários tipos de barracas e suas utilidades.
montanhismo - utilizada a iglu, algumas são isolantes térmicas, para regiões mais frias.

de bosque - utilizada a canadense, simples de ser montada e desmontada.

de camping - desbravadores utilizam a canadense, mas muitos utilizam barracas grandes, com quartos e varanda.

de mochila - utilizada a iglu. A exemplo do montanhismo, ela é utilizada para excursões com mochila por ser leve.


10. Como ocorre a condensação numa barraca, e como preveni-la?
Por ser um ambiente fechado, não ocorre dispersão da respiração, tornando o clima dentro da barraca mais úmido. Por fora, durante a noite, cai o sereno, que também deixa a barraca úmida por fora.


11. Demonstrar sua habilidade para prender firmemente uma barraca.


12. Durante um acampamento, planejar e apresentar um devocional de dez minutos ou organizar e liderar um jogo sobre a Bíblia na natureza, ou liderar uma Escola Sabatina ou culto de pôr-do-sol.


13. Localizar e construir um dos seguintes itens, e descrever sua importância para o indivíduo e o ambiente:
a. latrina

b. chuveiro

c. pia e área de lavagem


14. Demonstrar quatro amarras básicas e construir um objeto simples usando estas amarras.
São as amarras básicas as seguintes: amarra quadrada, diagonal, circular e contínua. Faça um abrigo, mesa, observatório ou algo que demonstre a sua habilidade e criatividade em pioneiria.


15. Saber como trocar o apoio dos lampiões. Demonstrar como colocar combustível em lampiões e fogões de acampamento. Saber como manter o bom funcionamento dos queimadores do fogão.
As pilhas não devem ficam muito tempo dentro da lanterna (meses) pois vazam e estragam a lanterna. Deve-se fazer sempre uma limpeza e deixar a lanterna sem pilhas quando não usar. A lanterna e o fogareiro necessitam de cuidados, pesquise e relate cada um deles.








                                             


ACAMPAMENTO IV 




NOTA - Aqui colocamos apenas uma idéia do que se fazer. A maioria dos itens são práticos e devem ser demonstrados. Apenas damos pequenas dicas e um empurrão para se começar a Especialidade!

1. Ter pelo menos 12 anos, ou estar no mínimo na oitava série.
Ter a Especialidade de Hab. de Acampar III e a Classe de Pioneiro em andamento, dá a base para esta Especialidade.


2. Planejar e apresentar uma atividade apropriada para o sábado, que não seja o culto, para tornar o sábado um dia agradável.
Algumas das atividades agradáveis que se pode fazer no "Sábado a tarde" estão no manual azul conhecido pelo mesmo nome. Dentre elas se destacam jogos de conhecimento e observação da natureza, pesquisa bíblica sobre fatos o objetos relacionados ao tema, entre outros. Não nos cabe passar o que fazer, mas dar a idéia, e ponha a sua criatividade em ação.


3. Escrever uma redação de 200 palavras sobre a preservação da natureza, mencionando as regras de comportamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
Boa redação!!!


4. Planejar o cardápio de um acampamento de dois dias, e fazer um orçamento dos custos.
Faça uma pesquisa na região, em pelo menos 3 mercados, para se calcular o custo. Uma pessoa que já fez parte da cozinha de um acampamento pode te ajudar a calcular a quantidade de alimento para as pessoas. Lembre-se de fazer um cardápio gostoso e bem equilibrado.


5. Participar de dois acampamentos de fim de semana.
NOTA - Acampamentos são atividades que dão muita experiência. Sempre você aprende um pouco mais. Quanto mais acampamentos melhor!


6. Iniciar um fogo sob chuva, sabendo onde conseguir material para a "mecha" que manterá o fogo aceso, e como manter o fogo aceso.
Raspe a madeira para chegar na parte seca. Não adianta querer fazer fogo com lenha molhada.

7. Saber que madeira é melhor pra acender rapidamente uma fogueira.
O graveto é bom para se fazer fogo rápido, mas não é útil para se manter uma fogueira acesa por muito tempo.


8. Saber que madeira é melhor para fazer brasas para cozinhar.
A chamada madeira verde não serve, só faz fumaça e não produz o fogo desejado. Utilize troncos de árvore para fazer o chamado carvão. gravetos são úteis apenas para não deixar o fogo inicial apagar, não fazer carvão. Troncos velhos podem ser usados também. Folhas verdes são um combustível péssimo, dão fumaça e não fazem quase fogo algum.
9. Demonstrar como dividir um fogo.
NOTA - A lenha deve ser cortada em "V" com um machado ou machadinha adequada, com o fio bom e sem ninguém muito perto.


10. Demonstrar o cuidado adequado dos alimentos, e onde guardá-los e protegê-los de animais.
Item prático. Lembre-se que você pode ficar sem comida se roubarem seus suprimentos. Para que isso não ocorra, pode-se cavar e esconder bem fechado. Para se manter a água gelada, pode-se amarra o cantil dentro da água corrente do rio.


11. Preparar um jantar com sopa, legumes, um prato principal e uma bebida, tudo cozido.
Item prático.


12. Assar o seu alimento em forno refletor ou altar de cozinha.
Item prático. Obs. Este item é encontrado no Cartão de Pioneiro.


13. Purificar água de três maneiras diferentes.
Filtragem, fervura e purificação pelo iodo.








                                                   

ARTE DE ACAMPAR 





1. Explicar como e porque as condições do tempo, a estação do ano e as fontes de água devem ser consideradas ao se escolher um local de acampamento.


2. Preparar uma lista de roupas necessárias para acampamento com tempo quente e com tempo frio.


3. Conhecer e praticar as regras de segurança de um acampamento.


4. Demonstrar sua habilidade no uso do canivete: demonstrar ou explicar as regras de segurança para seu uso, e usá-lo para preparar gravetos e madeira para fogueira.


5. Preparar um acampamento com um grupo (apenas fazendo uma lista de objetos pessoais que devem ser levados, e itens que devem ser levados para uso do grupo todo).


6. Preparar cardápios balanceados para desjejum, almoço e jantar.


7. Completar o seguinte enquanto estiver no acampamento:
a. Preparar o chão abaixo da barraca, para proporcionar um bom sono

b. Montar corretamente uma barraca

c. Preparar uma área para fazer a fogueira

d. Demonstrar como proteger o acampamento de animais, insetos, e mau tempo ou chuva


e. Demonstrar como preservar a natureza durante o acampamento, e deixar o local como se ninguém tivesse estado ali.


8. Saber oito coisas que se pode/deve fazer quando perdido.
Há uma sigla chamada PASOCOLA, que significa: Parar, Acalmar-se, Sentar, Orar, Comer, Orientar-se, Lembrar e Andar.


9. Acampar durante três dias e duas noites seguidos, dormindo ao relento ou dentro de uma barraca. Estar ativamente envolvido na preparação de pelo menos duas refeições.



10. Considerando as coisas aprendidas nesta especialidade e os acampamentos feitos, qual é o significado e a razão do Código de Acampamento dos Desbravadores?






As respostas sobre essa especialidade, clik aqui 
 Apostila da Arte de Acampar 

Um comentário:

  1. em Acamp III diz: 6. Conhecer seis maneiras de acender uma fogueira SEM uso de fósforos.

    A fogueira pode ser acesa por fósforo, fricção de pedras (pederneira), lente ao sol, pilha e bombril, fricção de gravetos, além de outras. Acenda de modo original.

    Se a fogueira deve ser sem o uso de fosforo, pq depois é dito q pode? eu nao entendi!!!!

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