Gostou do que Viu e Leu? Então torne-se nosso seguidor

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Numismática, a ciência das moedas

banner_curiosidades
800px-Assorted_United_States_coins
Por Átila Santos
Esta semana retomei uma das minhas paixões de criança - a coleção de moedas, aproveitando que também é uma das especialidades para desbravadores.
Quando criança nunca pensei que a coleção de moedas era um hobby interessante pela coleção, mas sempre colecionei moedas antigas pelos brasões e desenhos que sempre estampavam as faces das mesmas. Agora com um pouco mais de metodo para essa coleção estou retomando.
A Numismática (do grego clássico νόμισμα - nomisma, através do latim numisma, moeda) é a ciência que tem por objetivo o estudo das moedas e das medalhas.
Por numismática entende-se o estudo essencialmente científico das moedas e medalhas, porém na atualidade o termo “numismático” vem sendo empregado como sinônimo ao colecionismo de moedas, incluindo também o estudo dos objetos "monetiformes", ou seja, assemelhados às moedas, como por exemplo as medalhas, que têm função essencialmente comemorativa, os jetons - geralmente emitidos por corporações para identificar seus membros, moedas particulares, destinadas a circular em círculos restritos, como uma fazenda ou localidade ou ainda os pesos monetários que serviam para conferir os pesos das moedas em circulação.
1128980886f2ej
                 Projeto derrotado da 2ª família de moedas de Real
A preocupação principal da numismática é a moeda, enquanto peça cunhada. Cabendo ao numismata analisar as moedas por diferentes métodos e buscando nelas diferentes informações. Durante esse processo o numismata faz uso de conhecimentos adquiridos através de outras disciplinas como a história, a simbologia, a epigrafia, a heráldica, a geografia, a economia, e noções dos processos de metalurgia, e da evolução nas artes, entre outros campos que podem ser abordados.
Distingue-se numismática do colecionismo uma vez que a primeira trata do estudo das moedas, ao passo que o colecionismo está mais relacionado à posse das moedas. O uso do termo "numismática" como sinônimo de colecionismo está relacionado ao fato de muitos estudiosos também possuírem coleções particulares, e de colecionadores, por vezes, efetuarem breves pesquisas sobre suas moedas.
Há também de se considerar que no início a numismática se desenvolveu dentro das coleções de museus europeus, e, na falta de informação, dependia inteiramente da análise "palpável" dos exemplares. Por tanto, se fazia necessário possuí-los.
dracma
                   Dracma da Lucânia, cerca de 535 – 510 a.C.
As moedas metálicas surgiram por volta de 2000 a.C., mas, como não existia um padrão e nem eram certificadas, era necessário pesá-las antes das transações e verificar a sua autenticidade. Só por volta do século VII a.C. é que se procedeu à cunhagem das moedas. Foi a partir do dracma de Atenas que se difundiu por todo o mundo a moeda metálica.
Se você se interessou em começar uma coleção de moedas ou notas (notafilia) é bom seguir essas orientações:
A primeira coisa a fazer para formar uma coleção de moedas, é adotar um critério que é o caminho certo e lógico no estudo de uma ciência ou arte para alcançar um fim determinado. A coleção de moedas do Brasil é muito grande,pois compreende as moedas do tempo em que o Brasil foi colônia, cunhadas em Portugal e no Brasil, mais as moedas do período em que o Brasil foi parte do Reino Unido, as moedas dos dois reinados depois da Independência e as emitidas no período republicano.
A presente orientação quer mostrar o caminho mais facil para o colecionismo de moedas brasileiras, portanto você deve começar de um modo mais facil, ou seja, o período mais acessivel que é o da “Republica”.
            10_cruzeiros 10_cruzeiros-cara
                                  Moedas de Cruzeiro
Nada mais facil do que você solicitar de parentes e amigos aquelas moedinhas que todos tem guardadas em algumas latas caixas, gavetas ou mesmo recolher aquelas moedas que se encontram em circulação.
Assim como aquelas que serão emitidas daqui por diante.
Escolhendo uma de cada tipo, escolhendo, tambem, as mais bonitas quanto ao estado de conservação e possivelmente,
sem ou com pouquíssima circulação.
A moeda para figurar em uma boa coleção deve ser tanto mais perfeita, quanto mais comum.
Comum é aquela moeda facil de ser encontrada, que todo mundo tem, embora nem todas as moedas, mesmo sendo comuns, se encontra facilmente em perfeito estado de conservação, especialmente as moedas que já não estão em circulação que foram desmonetizadas. É importante avisar, desde já, que nunca se deve limpar as moedas com a intenção de torná-las, bonitas, lustrosas e/ou brilhantes. Ácidos, kaol, bom-bril, sapóleos, certas flanelas usadas para limpar panelas ou prataria e outros materiais corrosivos, são terrivelmente prejudicial as moedas.
Se não for possível arranjar moedas bonitas, deixe na coleção as que você possuir, mesmo no estado em que se encontram, aguardando a vez de serem substituidas por outra melhor. Mas não há que se despreocupar, pois é tratar de arranjar a moeda boa logo, pois o prazer de colecionar, consiste em grande parte na busca, na pesquisa, do que
resulta o entretenimento, e o relacionamento com outros colecionadores ou comerciantes especializados.
cat2008
           Catálogo de Moedas do Brasil – ed. 2008 (aprox. R$ 45,00)
As duas armas principais que o colecionador deve ter são:
Um catálogo, para se orientar e ir classificando as suas moedas e um
Álbum, para poder ir guardando com carinho as moedas já classificadas e limpas, outra é não ter pressa de adquirir tudo de uma só vez. Deve ir devagar, pois além de ser mais cômodo, é mais interessante, pois vai aprendendo aos poucos, evitando até mesmo, ter prejuizo enquanto não estiver por dentro do assunto.
logo_snb
Uma outra dica interessante é buscar associações numismáticas como a Sociedade Numismática Brasileira ou e o Banco Central do Brasil e a Casa da Moeda, pois eles dão bastante suporte aos colecionadores, enviando sempre a relação de novas moedas e novos catálogos atualizados e até cadastrando os colecionadores.
É isso ai…

2 comentários:

  1. Entrem para o nosso grupo no facebook INS - International Numismatic Society ou curta nossa página no facebook Numismática NEWS... Sou desbravador e numismata

    ResponderExcluir
  2. Entrem para o nosso grupo no facebook INS - International Numismatic Society ou curta nossa página no facebook Numismática NEWS... Sou desbravador e numismata

    ResponderExcluir